TVS Apache 310: Esportiva e Aventureira de Alta Tecnologia

A TVS, uma potência no cenário global de motos, consolida sua expansão internacional ao injetar novos modelos na aclamada família Apache. A marca indiana ataca segmentos estratégicos com duas máquinas de ponta: a esportiva RR 310 e a aventureira RTX 300 Adventure. Ambas as motocicletas compartilham a missão de entregar tecnologia premium e performance de elite em cilindradas intermediárias, desafiando a hegemonia de rivais tradicionais.

TVS Apache RR 310 2026 – foto: Divulgação

Apache RTR 310 e RR 310: Esportividade com Tecnologia Avançada

Com a experiência da TVS Racing e um desenvolvimento técnico robusto (incluindo o motor monocilíndrico), a TVS apresenta máquinas versáteis para o asfalto e para o uso misto. A carenada Apache RR 310 (que usa a mesma base da linha G 310) se destaca como uma superesportiva compacta de alto desempenho. Seu design agressivo e aerodinâmico, remetendo a um “tubarão”, abriga um motor monocilíndrico de 312,2 cm³ DOHC, com quatro válvulas e refrigeração líquida. O propulsor entrega 35 cv de potência máxima a 9.700 rpm e um torque de 2,8 kgf.m a 7.700 rpm.

imagem TVS Apache RTR 310 2026
TVS Apache RTR 310 2026 – foto: Divulgação

A Apache RTR 310 assume o papel de uma streetfighter potente, utilizando a mesma plataforma técnica da irmã RR 310. O motor, no entanto, recebe um ajuste específico para otimizar a entrega de torque em rotações mais baixas, garantindo arrancadas mais ágeis no trânsito urbano.

O pacote eletrônico das esportivas impressiona, competindo com motos de maior cilindrada: elas vêm equipadas com quatro modos de pilotagem (Urban, Rain, Sport e Track). Esses modos gerenciam a potência do motor e o funcionamento do ABS. Destaque para o painel TFT colorido de 5 polegadas, que oferece conectividade Bluetooth, navegação passo a passo e dados de telemetria.

Apache RTX 300 Adventure: A Nova Trail com DNA Off-Road

A grande estreia na família Apache é a RTX 300 Adventure, a primeira trail da TVS com foco em alta tecnologia. Desenvolvida para o uso dual purpose e apresentada em um ambiente extremo, a RTX 300 utiliza a mesma base motriz da RR 310. O motor conta com refrigeração mista (líquido-óleo) e engenharia aprimorada para o uso aventureiro, resultando em um pico de torque ligeiramente superior, alcançando 2,9 kgf.m.

imagem TVS RTX 300 2026
TVS RTX 300 2026 – foto: Divulgação

O arsenal eletrônico é robusto, com quatro modos de pilotagem (Urban, Rain, Tour e Rally), piloto automático de série e ABS de dois canais, que pode ser desativado na roda traseira (essencial no modo Rally). Com um peso em ordem de marcha de 180 kg e 200 mm de altura do solo, a RTX é projetada para ser leve, ágil e apta para longas viagens, contando com suportes integrados para a fixação de malas laterais.

O Potencial da TVS no Mercado Global e Brasileiro

A TVS, um gigante indiano, já marcou presença no Brasil em cooperação com a Dafra, iniciada em 2010. Essa parceria estratégica viabilizou a comercialização de mais de 40.000 unidades da linha Apache no país. Entretanto, em 12 de março de 2024, a produção de novos modelos TVS na fábrica da Dafra foi oficialmente descontinuada. Apesar de a TVS não ter anunciado uma operação solo no Brasil, o lançamento global dessas motocicletas de alta tecnologia reforça o potencial da marca em competir diretamente com grandes players como Yamaha e Honda no competitivo segmento de 300 cilindradas.

A RTR 310, a RR 310 e a RTX 300 Adventure são mais que simples adições à linha Apache. Elas materializam uma nova era de motos acessíveis que entregam o máximo em tecnologia (incluindo ABS em curvas e TCS), segurança e desempenho, redefinindo o padrão de valor e excelência técnica para o mercado mundial de motocicletas.