Guerrilla 450 vs. Himalayan 450: O Que Muda na Nova Moto da Royal Enfield?

A Royal Enfield vai dar início à pré-venda da aguardada Guerrilla 450 no Brasil a partir de 27 de setembro. O processo seguirá o mesmo modelo adotado para a Shotgun 650, exigindo um sinal de R$ 2.000, com a entrega do primeiro lote de motocicletas prevista para o final de outubro.

Para garantir a sua moto, os interessados devem acessar o portal oficial reservas.royalenfield.com.br e seguir os passos para dar continuidade à negociação.

Com um design atraente e compacto, a Guerrilla 450 foi concebida para oferecer máxima agilidade. (Foto: Divulgação)

A nova Guerrilla 450 foi desenvolvida sobre a mais recente plataforma K da Royal Enfield, que também deu origem à Himalayan 450. Ela é equipada com o motor Sherpa, um monocilíndrico de 450 cm³ que conta com refrigeração líquida.

Apesar de compartilhar componentes essenciais com a Himalayan 450, a Guerrilla 450 apresenta uma proposta completamente diferente e um comportamento notavelmente mais esportivo, como pude verificar.

Quais são as semelhanças da Guerrilla com a Himalayan 450?

A Guerrilla 450 compartilha com sua irmã o chassi, o motor, o sistema de iluminação, o painel e os comandos nos punhos. No entanto, as diferenças em relação à Himalayan são significativas.

O painel TFT é o mesmo da Himalayan e permite o espelhamento do Google Maps a partir do celular. (Foto: Divulgação)

Proposta e Design

O design da Guerrilla 450 combina elementos modernos com um toque clássico. Com poucos adereços visuais, seu estilo minimalista resulta em um conjunto harmonioso e atraente.

Royal Enfield Guerrilla 450
A versão topo de linha, com pintura bicolor, tem preço de R$ 29.490 e está disponível nas cores azul e branco ou amarelo e preto. (Foto: Divulgação)

Dessa forma, a Royal Enfield projetou o modelo para ser uma parceira ideal tanto para o uso diário quanto para quem aprecia pegar a estrada, combinando eficiência em ambos os cenários.

Quais são as diferenças entre Guerrilla e Himalayan 450?

Embora os números de potência (40 cv) e torque (4 kgf.m) sejam mantidos, a Guerrilla 450 recebeu ajustes diferentes. Como resultado, ela entrega 90% do torque a apenas 3.000 rpm, o que confere uma resposta mais vigorosa em baixas e médias rotações.

O motor é tão econômico quanto o da Himalayan. Contudo, o tanque de combustível de onze litros diminui consideravelmente a autonomia, já que são seis litros a menos que na sua irmã aventureira.

Royal Enfield Guerrilla 450
O motor da Guerrilla disponibiliza 90% dos seus 4 kgf.m de torque a apenas 3.000 rpm. (Foto: Divulgação)

As distinções não param por aí. A ciclística, por sua vez, foi equipada com suspensões diferentes. Os garfos dianteiros são da Showa, do tipo convencional (em vez de invertidos como na Himalayan), com tubos de mesmo diâmetro de 43 mm. O curso do monoamortecedor traseiro é menor, com 140 mm na dianteira e 150 mm na traseira (contra 200 mm em ambos na Hima).

Assim como as suspensões, as rodas foram pensadas para uma proposta mais urbana e de estrada. Ambas possuem 17 polegadas e são equipadas com pneus mais largos e de perfil misto.

Em Nome da Agilidade

Em resumo, a ciclística é completamente distinta. Observe os detalhes: a distância entre-eixos é 70 mm mais curta na Guerrilla, ela é 12 quilos mais leve e até o disco de freio dianteiro é 10 mm menor (o que reduz a força necessária para direcionar a moto durante a frenagem).

Royal Enfield Guerrilla 450
A agilidade da Guerrilla impressiona tanto no trânsito urbano quanto nas rodovias. (Foto: Divulgação)

O resultado é uma moto extremamente leve de pilotar, com mudanças de direção ágeis e precisas. As suspensões, por sua vez, possuem uma calibração que equilibra conforto e esportividade de maneira eficaz.

Freios

Assim como as suspensões, o sistema de freios é altamente competente. Assinado pela Bybre e assistido por ABS em ambas as rodas, ele oferece uma pegada firme e garante frenagens eficientes.

O conjunto, combinado com os pneus Ceat de uso misto, demonstra bom comportamento, proporcionando aderência e segurança.

O freio dianteiro é potente e o sistema ABS funciona de maneira exemplar. (Foto: Divulgação)

Por outro lado, em uma pilotagem mais esportiva, é preciso mais sensibilidade com a moto inclinada, pois é possível sentir os pneus escorregarem em acelerações mais vigorosas.

Ergonomia

A posição de pilotagem é extremamente bem projetada. O triângulo formado por guidão, banco e pedaleiras proporciona um encaixe perfeito para o piloto, permitindo uma postura bastante relaxada.

A Guerrilla é muito confortável, seja no trânsito urbano ou em viagens. Você não sentirá o tempo passar enquanto pilota, o que lhe confere uma nota elevada em ergonomia.

A Guerrilla 450 se mostrou extremamente divertida e competente até mesmo na pista. (Foto: Divulgação).

Com 780 mm de altura, o banco facilita o apoio dos pés no chão, enquanto os 12 quilos a menos em comparação com a Himalayan tornam as manobras de estacionamento e em baixa velocidade muito mais fáceis.

Versões e Preços

A Guerrilla chega ao mercado em duas versões, cada uma com duas opções de cores. As versões de entrada, com pintura em cor única (prata ou bronze), custam R$ 28.990.

Já a versão topo de linha, com pintura bicolor (branca e azul ou amarela e preto), tem o preço sugerido de R$ 29.490. Vale destacar que ambos os valores já incluem o frete.

Não há dúvida de que a Guerrilla 450 tem todos os atributos para se tornar um sucesso de vendas, e seus preços são bastante atrativos pelo pacote que oferece.