Ducati Diavel V4 RS e Multistrada V4 RS: exclusivas, potentes e com DNA da MotoGP

Aproveitando o cenário do GP de San Marino da MotoGP no último fim de semana, a Ducati revelou dois lançamentos impactantes para sua exclusiva família RS: a aguardada Diavel V4 RS e a surpreendente Multistrada V4 RS.

Ambos os modelos são edições limitadas e numeradas, equipadas com o potente motor Desmosedici Stradale de 1.103 cm³, uma herança direta da tecnologia da MotoGP. O requinte fica por conta de componentes exclusivos, fabricados com materiais nobres como fibra de carbono, titânio e rodas forjadas.

Ducati Diavel V4 RS

A Ducati Diavel V4 RS já chega ao mercado com uma credencial de respeito: é a motocicleta de produção com a aceleração mais brutal da marca. Ela é capaz de atingir de 0 a 100 km/h em impressionantes 2,52 segundos. Essa marca foi validada pelo renomado piloto Marc Márquez, que esteve no comando do modelo durante seu lançamento oficial no circuito italiano.

Entregando 182 cv de potência, esta imponente naked da fabricante italiana une um design inspirado no universo “dragster” com tecnologia de ponta, incluindo suspensão Öhlins, um monobraço de alumínio e um sistema de freios derivado diretamente da superesportiva Ducati Panigale V4.

Ducati Diavel V4 RS e Multistrada V4 RS: exclusivas, potentes e com DNA da MotoGP

Ducati Multistrada V4 RS

Por sua vez, a Ducati Multistrada V4 RS redefine o conceito de sport-touring, posicionando-se como a motocicleta de turismo com o DNA mais esportivo já criado pela marca de Borgo Panigale.

Este modelo vem equipado com um motor que gera 180 cv, embreagem a seco, escapamento Akrapovič e a sofisticada suspensão eletrônica Öhlins Smart EC 2.0. Um dos seus maiores diferenciais, no entanto, é uma tecnologia herdada da MotoGP: o Ducati Vehicle Observer. Este sistema inovador monitora e analisa dados de mais de 70 sensores espalhados pela moto para ajustar e otimizar a performance e a segurança de forma contínua e em tempo real.

Ducati Diavel V4 RS e Multistrada V4 RS: exclusivas, potentes e com DNA da MotoGP

Mais detalhes

Os dois modelos compartilham uma identidade visual exclusiva, marcada pela assinatura RS presente nos grafismos, na chave presencial e no painel de instrumentos, que exibe animações especiais ao ser acionado.

No que diz respeito à redução de peso, a Diavel V4 RS se destaca com uma carroceria totalmente nova em fibra de carbono, o que resultou em uma diminuição de 3 kg. Já a Multistrada V4 RS utiliza um subchassi traseiro ultraleve de titânio, carenagem de tecno-polímero e múltiplos componentes de carbono, ficando 2 kg mais leve que sua antecessora, a versão Pikes Peak.

 

 

Disponibilidade

Para o mercado europeu, as entregas da Multistrada V4 RS estão programadas para iniciar em novembro de 2025, seguidas pela Diavel V4 RS em dezembro do mesmo ano. Até o momento, não há confirmação oficial sobre a chegada e a disponibilidade destas versões exclusivas no Brasil.

Apesar disso, seria uma grande aposta que a Ducati do Brasil trouxesse um lote limitado, talvez com algumas unidades de cada modelo, para atender aos colecionadores e entusiastas do mercado nacional. Com essa produção limitada e numerada, a Ducati reforça sua estratégia de transferir a exclusividade e a performance do universo das Superbikes para suas motocicletas de rua.