Ducati Monster V2 2026: Naked Revolucionária com Novo V2
A Ducati intensifica sua estratégia de motores V2 com o aguardado lançamento da Monster V2 2026. A icônica naked de Bolonha chega ao mercado em duas configurações – Monster padrão e a versão Monster+ – exibindo um estilo completamente renovado e um conjunto técnico focado em agilidade e alta tecnologia. A principal inovação reside na substituição do motor Testastretta 11° de 937 cm³ pelo moderno motor V2 de 890 cm³, que incorpora temporização variável na admissão.
Motorização V2 Avançada e Alívio de Peso Estratégico
O propulsor V2 de 890 cm³, já testado em outros modelos da linha V2, é o elemento central da reengenharia da Monster. Notavelmente, a potência máxima foi mantida em 111 cavalos de força (cv), agora entregue em uma rotação ligeiramente mais baixa (9.000 rpm). Embora o torque tenha uma pequena redução (de 9,5 kgf.m para 9,1 kgf.m a 7.250 rpm), esta é uma troca justificada pelo ganho em compactação e eficiência operacional.

Graças à otimização deste motor mais compacto e às mudanças estruturais no chassi, o peso seco da nova Ducati Monster foi significativamente reduzido em 4 kg, passando de 179 kg para apenas 175 kg. Essa diminuição de peso é vital para aprimorar a dinâmica de pilotagem, acentuando a leveza e a facilidade de manobra, características essenciais da linha Monster.
Chassi Reforçado e Eletrônica Embarcada de Ponta
Na arquitetura do chassi, a Ducati mantém o aclamado quadro monocoque de alumínio, que utiliza o motor Desmodrômico como elemento estrutural principal. Contudo, o subquadro agora é construído em aço tubular, e o braço oscilante de braço duplo é um componente totalmente novo. A ergonomia foi minuciosamente reajustada, deslocando mais peso para a roda dianteira para garantir um melhor feedback e controle.

O sistema de suspensão inclui um garfo dianteiro invertido Showa, sem ajustes, e um monoamortecedor traseiro da mesma marca, com regulagem de pré-carga. O sistema de freios mantém a excelência da Brembo, com discos duplos de 320 mm na roda dianteira e o avançado ABS otimizado para curvas.
O pacote eletrônico da Ducati é de última geração: uma IMU (Unidade de Medição Inercial) de seis eixos gerencia o ABS em curva, o controle de tração (DTC), o anti-wheeling e o controle de freio motor (EBC). O quickshifter 2.0 bidirecional é equipamento de série, e todas as informações são apresentadas no novo painel TFT colorido de 5 polegadas. A iluminação é Full LED, incluindo setas com função de desligamento automático. A nova Monster V2 2026 é a síntese perfeita da tradição naked italiana com a vanguarda da tecnologia motociclística.
