Nova Ducati Panigale V4 R 2026: 239 cv e Tecnologia da MotoGP Para as Ruas

A Ducati acaba de revelar a mais recente evolução de sua superbike definitiva, a nova Panigale V4 R 2026. Este modelo transcende a definição de uma moto de produção em série; trata-se de uma verdadeira obra de engenharia, uma “Desmosedici de rua” que transporta a tecnologia desenvolvida nas pistas da MotoGP e do WSBK diretamente para as mãos de um seleto grupo de entusiastas. Produzida em série numerada, esta motocicleta é a materialização da busca incansável da Ducati pela máxima performance e exclusividade.

Ducati Panigale V4 R 2026 – foto: Divulgação

Fera desmodrômica de 239 cv

No coração da Panigale V4 R pulsa a mais nova versão do motor Desmosedici Stradale R, um V4 de 998 cm³ que é uma verdadeira sinfonia mecânica. Em sua configuração homologada para as ruas, ele já entrega impressionantes 218 cv a 15.500 rpm. Contudo, o verdadeiro potencial da máquina é liberado na pista: com a instalação do sistema de escape de competição Akrapovič e o uso do óleo de performance desenvolvido pela Ducati Corse, a potência salta para espetaculares 239 cv, enquanto o limite de rotação se estende para 16.500 rpm em sexta marcha. Para atingir esses números extraordinários, os engenheiros aprimoraram a admissão e o escape, além de incorporar pistões 5,1% mais leves e um novo virabrequim, resultando em uma resposta ao acelerador ainda mais imediata.

imagem traseira da nova Ducati Panigale V4 R 2026
A mais nervosa de todos os tempos – foto: Divulgação

Aerodinâmica de MotoGP e ciclística de ouro

A Ducati Panigale V4 R 2026 é um dos primeiros modelos de produção a adotar apêndices aerodinâmicos laterais, conhecidos como “Corner Sidepods”. Essa tecnologia gera um efeito solo mesmo com a moto inclinada, o que aumenta a aderência e permite maior velocidade de contorno de curva. As icônicas asas de plano duplo da Panigale foram redesenhadas e agora produzem 25% a mais de força descendente, gerando até 6 kg de downforce a 300 km/h. O conjunto ciclístico é igualmente superlativo, com um peso a seco de apenas 186,5 kg, suspensões Öhlins (garfo NPX25/30 e amortecedor TTX36) e os mais avançados freios Brembo Hypure disponíveis no mercado.

imagem das asas da carenagem frontal da Ducati Panigale V4 R 2026
Asas da MotoGP – foto: Divulgação

Revolução tecnológica de corrida

O pacote eletrônico da V4 R é um espetáculo à parte. O novo painel TFT de 6,9 polegadas estreia a função “Grip Meter”, que exibe o nível de aderência em tempo real. Além disso, o sistema Race Brake Control possibilita o uso refinado do freio traseiro durante a inclinação, uma técnica avançada de pilotagem. O destaque final é a Ducati Racing Gearbox (DRG), uma caixa de câmbio que espelha a configuração das motos do WSBK, posicionando o neutro acima da primeira marcha para garantir trocas ultrarrápidas, auxiliado pelo sistema DNL, que impede a seleção acidental do neutro em frenagens fortes.

A Ducati Panigale V4 R 2026 não é uma moto para todos. Com um preço de 44.000 euros, ela se posiciona no ápice da exclusividade. No entanto, cada centavo investido representa a garantia de possuir a máquina de produção mais próxima de uma verdadeira MotoGP que o dinheiro pode comprar — uma indiscutível obra-prima de Borgo Panigale.