Honda CL250 Ganha E-Clutch: Scrambler Agora Troca Marchas Sozinha

A Honda revelou no mercado japonês uma importante atualização para a CL250, sua scrambler baseada na Rebel 250. A principal novidade é a inclusão da tecnologia E-Clutch como opcional, um sistema que dispensa a necessidade de acionar a manete de embreagem por meio de um acionamento eletrônico.

Para os pilotos mais tradicionais, a versão com o câmbio convencional de seis marchas continuará sendo oferecida no portfólio da marca.

Novidades do modelo

Além da introdução da embreagem eletrônica, a scrambler recebeu outras atualizações que focam em aprimorar o conforto e a usabilidade. Entre as melhorias estão as pedaleiras reposicionadas, um assento com novo material para otimizar a ergonomia e um painel revisado, projetado para ser menos suscetível a reflexos sob a luz direta do sol.

A Honda também passou a oferecer acessórios originais de fábrica, como capas laterais e para-lamas mais elevados, expandindo as possibilidades de personalização. Vale ressaltar que essas mesmas atualizações foram implementadas na CL500 – clique aqui para saber mais.

Motor e consumo

A motorização da CL250 fica a cargo de um propulsor monocilíndrico de 249 cm³, que entrega 24 cv a 8.500 rpm e 2,3 kgf.m de torque a 6.250 rpm. O conjunto mecânico conta com embreagem assistida e deslizante e câmbio de seis velocidades. Segundo dados da fabricante, a motocicleta tem um consumo de até 13 km/l, com uma autonomia garantida pelo tanque de 12 litros de capacidade.

Visual scrambler

A CL250 preserva sua autêntica identidade scrambler, um estilo evidenciado pelo característico escape elevado e pelo conjunto de rodas de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira, equipadas com pneus de uso misto.

O que é o sistema Honda E-Clutch?

O sistema Honda E-Clutch é uma tecnologia de embreagem automática projetada para transmissões convencionais. Sua principal função é eliminar o uso constante da manete, sem remover o câmbio manual. Ele torna a pilotagem mais simples ao automatizar o processo de arrancada, troca e redução de marchas, permitindo que o piloto se concentre mais na estrada.

Diferentemente de um câmbio CVT de scooter ou da embreagem centrífuga da Biz, o E-Clutch mantém a alavanca de embreagem, que pode ser usada normalmente a qualquer momento, oferecendo maior flexibilidade. Por ser um sistema compacto e leve, ele pode ser adaptado a motores já existentes. No Brasil, essa tecnologia está presente na CB 650R, e você pode ver como é pilotar essa moto no vídeo a seguir.

Preço e disponibilidade da Honda CL250 E-Clutch

A nova CL250 estará disponível nas concessionárias do Japão a partir de 24 de outubro, com um preço sugerido de 704.000 ienes para o modelo com E-Clutch, o que equivale a aproximadamente R$ 21 mil em conversão direta.

Até o momento, não há previsão oficial para a chegada da Honda CL250 ao mercado brasileiro. Você gostaria de ver essa scrambler em nosso país? Compartilhe sua opinião nos canais da MOTOCICLISMO.