CB1000F 2026: Preço, Ficha Técnica e Detalhes da Nova Naked 1000cc da Honda Inspirada nos Anos 80

A Honda revelou oficialmente a nova **CB1000F**, uma *naked* de alta cilindrada que combina a estética clássica das consagradas **CB750F** e **CB900F** com a tecnologia e o desempenho de ponta mais recentes da marca. A novidade utiliza a base técnica da CB1000 Hornet, o motor da Fireblade e um design que remete diretamente às lendárias motocicletas esportivas da década de **1980**.

O modelo honra a tradição da linhagem CB, que há **65 anos** é sinônimo do DNA esportivo da Honda. Com carenagens de linhas limpas, farol circular, grafismos inspirados na era de Freddie Spencer e elementos visuais arrojados, a CB1000F se destaca por sua proposta “neo-retrô”: visualmente clássica, mas moderna na performance e na pilotagem, conforme a fabricante.

Propulsor da Honda CB1000F

O coração mecânico da nova Honda CB1000F é o mesmo motor **quatro cilindros em linha de 1.000 cm³** derivado da **CBR1000RR Fireblade**, que foi completamente reajustado para oferecer respostas mais imediatas em médias e baixas rotações. A potência máxima é de **123,7 cv a 9.000 rpm**, com um torque de **10,5 kgf.m a 8.000 rpm**. Além da nova admissão e comandos de válvulas redesenhados, a moto adota um sistema de escapamento **4-2-1** com uma ponteira estilo “megafone”, que amplifica o característico ronco dos quatro cilindros.

A Honda recalibrou as relações do câmbio para otimizar a pilotagem: as **duas primeiras marchas** ficaram mais curtas, favorecendo a aceleração, enquanto as marchas seguintes priorizam o conforto em velocidade de cruzeiro. A **embreagem assistida e deslizante** reduz o esforço necessário na alavanca e evita o travamento da roda traseira em reduções bruscas de velocidade.

Tecnologia Embarcada e Ciclística Aprimorada

A Honda CB1000F utiliza o chassi Diamond da Hornet, mas com um **subchassi exclusivo** projetado para otimizar o conforto do garupa e do piloto. O sistema de suspensão Showa inclui um garfo dianteiro invertido **SFF-BP USD de 41 mm** e um amortecedor traseiro **Pro-Link** com ajuste completo, garantindo um equilíbrio entre conforto urbano e *feeling* esportivo.

No quesito frenagem, o modelo é equipado com **pinças Nissin de quatro pistões** de montagem radial e **discos flutuantes de 310 mm** na dianteira. A segurança é gerenciada por um **ABS em curvas** que utiliza uma **Unidade de Medição Inercial (IMU) de seis eixos**. Este sistema eletrônico também controla o **acelerador eletrônico (TBW)**, o **controle de tração (HSTC)** e os **modos de pilotagem**, que incluem Sport, Standard, Rain e **duas configurações User** personalizáveis.

O **painel TFT colorido de 5 polegadas** oferece conectividade via Honda RoadSync e integração completa com *smartphones*. O conjunto de iluminação é integralmente em **LED**, e a ignição é facilitada pela chave de presença **Honda Smart Key**.

Honda CB1000F: Design Retrô com Foco no Detalhe

Visualmente, a Honda CB1000F celebra as referências das CBs da década de **1980** com um apelo moderno. O farol redondo com sua assinatura circular em LED, os escapamentos cromados e as buzinas duplas reforçam a nostalgia. A ergonomia prioriza o conforto com uma postura de pilotagem mais ereta, um assento posicionado a **795 mm** de altura e um peso total (em ordem de marcha) de **214 kg**.

A Honda também demonstrou seu foco em sustentabilidade ao utilizar **materiais reciclados** em componentes como os painéis do assento e o para-lama.

Versões e Acessórios Opcionais

A nova Honda CB1000F será oferecida em três cores: Prata com detalhes em azul, Preto com grafite e Prata com detalhes em cinza. A Honda organizou os acessórios opcionais em diferentes pacotes:

  • Sport: inclui *quickshifter* (trocas rápidas), capa de farol e protetores;
  • Comfort: adiciona assentos especiais e para-brisa;
  • Touring: oferece bolsas para o tanque e malas laterais.

Preço Estimado e Lançamento Global

O modelo já está disponível no mercado asiático, com um preço de varejo no Japão de aproximadamente **1.397.000 ienes** (valor ligeiramente superior ao da CB1000 Hornet, de **1.342.000 ienes**). A estreia oficial no mercado europeu acontece agora, e informações adicionais sobre a introdução global devem ser divulgadas durante o **EICMA 2025**, que ocorrerá em novembro.