Triumph Trident 800 Oficial: Naked de Três Cilindros
A Triumph revela a aguardada nova **Trident 800**, cumprindo sua ambiciosa meta de lançamentos no segmento de alta cilindrada. Esta **naked esportiva** chega para ocupar o espaço estratégico na linha da marca, posicionando-se entre a ágil Trident 660 e a potente Street Triple RS.
O modelo utiliza o renomado **motor de três cilindros e 798 cm³**, já conhecido na Tiger Sport 800, mas com aprimoramentos. Segundo a Triumph, a Trident 800 apresenta um novo chassi e conjunto de suspensões, além de contar com sistemas de admissão e escapamento completamente redesenhados. No mercado global, a nova Trident 800 entra na disputa direta com concorrentes de peso como a Kawasaki Z900 e a Yamaha MT-09.
O preço inicial da **nova naked** na Europa é de 9.195 libras. A Triumph ainda não confirmou a disponibilidade da Trident 800 no mercado brasileiro. O lançamento nas concessionárias europeias está programado para março de 2026, com pré-venda já iniciada pela plataforma online da marca.
Potência e Desempenho do Motor Triumph Trident 800
O coração da nova Triumph Trident 800 é o motor **tricilíndrico de 798 cm³. **Esta usina entrega uma potência máxima de **115 cv a 10.750 rpm** e um torque de **8,56 kgf.m a 8.500 rpm**. O conjunto de transmissão conta com **câmbio de seis marchas** e o sistema **Triumph Shift Assist**, que proporciona trocas rápidas sem a necessidade de embreagem. Além disso, a embreagem assistida e deslizante garante passagens suaves e maior controle em pilotagem de alto desempenho.

Ciclística Afiada e Componentes Premium
A **Trident 800** foi desenvolvida para máxima **agilidade e controle** em diferentes cenários de pilotagem. O chassi perimetral tubular de aço trabalha em conjunto com um sistema de suspensão **Showa totalmente ajustável**, que inclui garfos invertidos SFF-BP de 41 mm na frente e um monoamortecedor traseiro com ajustes de pré-carga e retorno.
Com um peso de **apenas 198 kg em ordem de marcha**, a naked promete uma pilotagem dinâmica, fácil e responsiva. A segurança de frenagem é garantida por **pinças radiais de quatro pistões** e **discos duplos de 310 mm** na dianteira, equipados com **ABS otimizado para curvas** de última geração.

Em termos de ergonomia, a Triumph Trident 800 possui 2.024 mm de comprimento total, altura do assento a 810 mm e entre-eixos de 1.402 mm.
Tecnologia e Eletrônica Avançada
A nova naked britânica incorpora um pacote eletrônico de ponta. Destacam-se o **ABS e o controle de tração sensíveis à inclinação** (IMU), **três modos de pilotagem** (Rain, Road e Sport), **controle de cruzeiro** e o sistema de **conectividade Bluetooth My Triumph**. O painel **TFT colorido de 3,5 polegadas** garante acesso a funções como música, chamadas e navegação curva a curva de forma intuitiva.

O visual é reforçado pela **iluminação full LED**, com um farol redondo de assinatura DRL, piscas com cancelamento automático e um sistema de escape 3 em 1 com silenciador esportivo lateral.
Design Musculoso e Exclusividade Naked
Com um design arrojado e acabamento superior, a Trident 800 destaca-se pelo **tanque de combustível esculpido de 14 litros** e uma traseira curta de estilo roadster. O silenciador elevado e o suporte de placa minimalista acentuam a vocação esportiva da moto. As rodas de 17 polegadas, em alumínio fundido e pintadas em dourado, calçam pneus nas medidas 120/70 na frente e 180/55 atrás.
A nova Triumph Trident 800 está disponível em três opções de cores:
- Cinza com detalhes em vermelho
- Preto sólido
- Vermelho com detalhes em grafite
O proprietário ainda tem a opção de personalizar a moto com uma **linha completa de acessórios originais Triumph**. Entre as opções, está o silenciador Akrapovič, fabricado em titânio e fibra de carbono, para um visual e sonoridade ainda mais exclusivos.
Garantia, Economia e Manutenção
A nova Triumph Trident 800 oferece **dois anos de garantia de fábrica** e se destaca pelos longos **intervalos de manutenção, a cada 16.000 km**. A naked apresenta um consumo médio eficiente, declarado em **4,7 l/100 km**, com emissões de **109 g/km**, atendendo às rígidas normas **Euro 5+**.



