Nova Triumph Scrambler 400 XC no Brasil : Preço, Detalhes e Primeiras Impressões
Meses atrás, a Triumph revelou a inédita Scrambler 400 XC, uma variante da linha T-Series baseada na Scrambler 400 X, mas com uma clara vocação para o off-road. A ótima notícia é que sua vinda ao Brasil está garantida!
A convite da Triumph, a MOTOCICLISMO viajou até o País de Gales para conhecer a nova motocicleta de perto e registrar as primeiras impressões. Neste artigo, vamos esclarecer todas as dúvidas sobre a Scrambler 400 XC e compartilhar como ela se comporta. Acompanhe os detalhes a seguir.
Quais as novidades da Scrambler 400 XC?
De forma imediata, o visual da moto entrega suas principais mudanças: as belíssimas rodas raiadas com aros pretos, que agora utilizam pneus sem câmara.

Contudo, uma análise mais detalhada revela outros elementos importantes, como o para-lama dianteiro duplo, o charmoso number plate posicionado sobre o farol e as novas barras de proteção para o motor.
Para identificar as demais alterações, é preciso se aproximar. Ao fazer isso, você notará a grade de proteção no farol, a bem-vinda regulagem nos manetes de freio e embreagem e um robusto protetor de cárter fabricado em alumínio.
Conjunto mecânico permanece o mesmo
A Scrambler 400 XC herda o consagrado pacote técnico de sua irmã, a Scrambler X.
O coração da moto é o motor de 400 cm³ com refrigeração líquida e 4 válvulas, que entrega uma potência máxima de 40 cv e um torque de 3,8 kgf.m.

Suspensões inalteradas
A imponência que as rodas raiadas dão à nova Scrambler XC tem gerado dúvidas, e muitos nos questionam se o curso das suspensões foi alterado.
A resposta é não. As bengalas dianteiras invertidas, com tubos de 43 mm de diâmetro e 150 mm de curso, são idênticas às da Scrambler X. Da mesma forma, o monoamortecedor traseiro preserva sua especificação original, com 150 mm de curso.
Como é pilotar a Scrambler 400 XC?
Nosso teste partiu da base da Triumph Adventure Experience, na cidade galesa de Ystradgynlais, com destino ao parque nacional onde a marca realiza suas experiências off-road.
O trajeto incluiu estradas de asfalto de mão dupla e vias vicinais bastante estreitas, que em certos pontos mal comportavam um veículo, apresentando trechos com limo e desníveis acentuados.

As respostas do motor são ágeis e prazerosas. O percurso não possibilitou ultrapassar os 120 km/h, mas, já conhecendo o potencial do propulsor, aproveitei para curtir a pilotagem nesse cenário magnífico.
A motocicleta mostrou-se muito ágil, e a percepção é que sua dinâmica é extremamente similar à da Scrambler 400 X, mesmo com os 7 quilos adicionais provenientes dos novos componentes.
Ideal para os amantes do off-road
Para colocar à prova a nova aptidão off-road da Scrambler 400 XC, a Triumph nos guiou por um percurso de fora de estrada bastante exigente.
Para essa etapa, a marca substituiu os pneus originais Michelin Karoo Street, de perfil misto com foco no asfalto, por um conjunto específico para a terra: os Michelin Anakee Wild.

Com rodas raiadas e pneus sem câmara, que são mais resistentes e ideais para trilhas desafiadoras, a Scrambler 400 XC se torna ainda mais robusta para aventuras fora de estrada.
Apesar de as suspensões serem as mesmas da Scrambler 400 X, o conjunto se comportou muito bem durante os exercícios e nas trilhas mais pesadas que percorremos.
O modo off-road, que desativa o controle de tração e o sistema ABS, é um grande aliado na pilotagem em terrenos acidentados, elevando o nível de diversão.
É fato que, em certos momentos, a suspensão dianteira atingiu o final de seu curso. No entanto, para quem pretende enfrentar um off-road mais severo, como o que fizemos, a substituição do óleo das bengalas por um mais viscoso pode otimizar esse desempenho.
Seus 186 quilos em ordem de marcha podem ser um fator cansativo em trajetos mais longos e difíceis, principalmente para pilotos com menor preparo físico.
Uma certeza permanece: a Scrambler 400 XC é extremamente divertida e, agora, está ainda mais corajosa para encarar o universo off-road.
Qual o preço da Scrambler 400 XC no Brasil?
A motocicleta tem previsão de chegada ao Brasil no primeiro trimestre de 2026. Estará disponível em três opções de cores (amarela, branca e cinza) com um preço público sugerido de R$ 37.990 (mais frete).
E você, o que achou da nova Scrambler 400 XC? Teria uma na sua garagem?
